segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Como a palavra de Deus nos transforma



Texto Bíblico: Sl 19.7-9
Introdução: A Bíblia é um livro formidável pela maneira como sobrevive a tantos teste de autencidade.Entretanto, é um livro particularmente notável quando olhamos para ele de uma perspectiva espiritual e moral.
             A bíblia afirma ser viva e poderosa. É uma afirmação tremenda. Há livros que mudam a maneira de pensar, mas a bíblia é único livro que muda a nossa natureza.É o único que pode nos transformar de fora para dentro.Ela é a nossa única regra de fé e norma de vida.A bíblia é fogo que consome, martelo que quebranta, luz que revela, verdade que ilumina e espada que penetra.
             Lutero disse: “O que o pasto é para o animal, o lar para o homem, o ninho para o passarinho, os penhascos para os repteis,a água para os peixes, a escritura é para a alma dos crentes”
           
             A bíblia é perigosa para o pecado porque a confundi; para o pecado, porque o  condena; para o mundo, porque o acusa; para satanás , porque o destrona; para as falsas religiões, porque as desmacara.

O salmo 19. Traz a nós um verdadeiro testemunho que a bíblia dá si mesma.
Vamos examinar alguns desses aspectos separadamente.

I.A bíblia é perfeita
“A lei do Senhor”. É termo hebraico usado para definir as escrituras. O salmo 19 especifica que ela é “perfeita”. Isso mostra um tratamento abrangente da verdade, capaz de transforma a alma. A palavra hebraica traduzida com alma ( Nephesh).Refere-se a pessoa total.Significa seu verdadeiros ser, não fala do corpo, mas do que está por dentro , no intimo.Assim a verdade das escrituras podem transformar totalmente uma pessoa.Por meio dela o homem nasce de novo ( Pe 1.23:” Porque fostes regenerados na da semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de  Deus, a qual vive e é permanente”
Aplicação: Você pode até dizer; Não estou interessado em ser transformado. Então, você provavelmente não está interessado na bíblia.A bíblia é destinada a pessoas que tem um certo sentimento da insatisfação da sua vida presente.É destinada a pessoas que não tem na vida o propósito que gostariam de ter.A bíblia é para aquele que anda de um lado para o outro sem direção.
II. A bíblia é fiel
            Ela é absolutamente confiável “Dá sabedoria aos símplice”
Por meio dela cerscemos. Ela é alimento que nutre ( Pe 2.2: “ Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para a salvação”).Um crente analfabeto das escrituras será sempre um pessoa raquítica e indefesa e presa fácil do diabo.Está sempre a mercê dos exploradores da fé.

A palavra hebraica traduzida aqui, como símplice, deriva-se de uma raiz que fala de uma porta aberta. Antigo povo judeu descrevia uma pessoa de mente simples como alguém que tinha uma cabeça semelhante a uma porta aberta: Tudo pode entrar, tudo pode sair.É uma que não sabe discernir entre o que é reter e o que é recusar.É uma pessoa ingênua , incapaz de avaliar a verdade.
             A bíblia diz, que é capaz de torna tal pessoa sábia.A bíblia pode pegar uma pessoa ingênua sobre as coisas de Deus, e torná-la sábia para a vida eterna( Sl 111.10).A biblia toca em cada área de nossa vida.
Você que saber para que está vivo?. Porque Deus te escolheu? As respostas para todas as perguntas da vida estão na palavra de Deus.
III. A bíblia é reta
            Ela é chamada de “os preceitos do Senhor”
Em hebraico significa, que ela estabelece um caminho reto ou que deixa uma pegada reta. Quando olhamos para o passado e vemos quem éramos, e agora quem somos, é somente por meio dessa palavra que nos endireita nos caminhos do Senhor. Nos dá um norte, uma direção, um alvo.É fantátisco ver como a bíblia determina o caminho.
            Você que anda sem alvos na vida, sem perspectiva de existência, sem animo para viver, renda-se a essa palavra e, ela te colocará em um caminho reto.
IV. A bíblia é pura ( lúcida)
Ilumina os olhos. Por meio dela somos purificados. O próprio Jesus fez tal afirmação, quando disse em Jo 15.3: “ vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado”
Moody. Escreveu na capa de sua bíblia. “A bíblia manterá você longe do pecado ou o pecado manterá você longe da bíblia”
O cristão mais simples entende coisas que muitos estudiosos não compreendem. Quantas pessoas acham que são tão inteligentes, capacitadas, destras no conhecimento, mas muitas vezes não conhece o Deus, que você conhece, nem tem a experiências que você tem com ele.
V. A bíblia é límpida
            “ Límpida e permanece para sempre”
As única coisas que permanecem para sempre são aquelas que não foram atingidas pelo pecado.A bíblia é límpida, por       que ela revela, o pecado, mas nunca foi tocado por ele.Ele nunca necessita de uma nova edição, nunca precisa ser revista, ser atualizada, pois nunca se torna ultrapassada nem obsoleta.
             Ela fala conosco de conosco de forma incisiva e direta, como sempre fez em todos os séculos, desde que foi escrita.Ela é tão pura que permanece para sempre.
            Todos os ramos do conhecimento passa, filosofia, psicologia, geografia, medicina etc.Mas, a palavra nunca muda. Ela é eterna.Ela é sempre relevante ( Sl 119.89)
VI. A bíblia é verdadeira
            O salmista dizendo que ela é verdadeira. Você já percebeu como é difícil encontrar algo verdadeiro hoje em dia?
            Você sabe por que as pessoas acham tão fáceis mentir? Porque elas estão cansadas das tentativas em busca da verdade.Pilatos, quando enviou Jesus para o calvário , disse: Que é a verdade? ( Jo 18.38). O contexto mostra que ele estava com cinismo.
             Por meio dela seremos julgados, mediante essa palavra, que é verdadeira. Nada passará desapercebido naquele no dia do julgamento de Deus.Em  Jo 12.48 Jesus diz: “Quem me rejeita e não recebe minha palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no ultimo dia”

Conclusão: tem acreditado nessa palavra?
Ela tem sido sua regra de fé e pratica? Tua norma de vida? Teu mapa? Tua orientação? Acredite nela e a pratique que coisas grandiosas irão acontecer em sua vida.

Até a Próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário