terça-feira, 13 de dezembro de 2011



Mensagem
Chamados para uma grande missão
                                                  Texto Bíblico: MT. 4.12-25
Introdução: Mateus já mostrou que todos os detalhes da vida de Jesus foram governados pela palavra de Deus. Podemos observar que uma nova seção do evangelho de Mateus tem inicio aqui.o evangelho de Mateus não é organizado em ordem cronológica, mas organizados em tópicos. Vemos que no cap.4.16, Mateus cita (Isaias 9.1,2) o profeta escreveu sobre pessoas que “andavam” na escuridão, mas no tempo de Mateus a situação era tão seria também quanto no tempo de Isaias, que o povo “jazia” na escuridão, mas Jesus cristo lhe trouxe a luz .montou seu centro de operações em Cafarnaum, na Galileia dos gentios, uma cidade que era desprezada por muitos povos vizinhos, mas que a luz do evangelho raiou naquela cidade.
Elucidação
No cap. 4, de Mateus podemos ver o inicio do ministério de Jesus, vemos a confirmação do pai com relação ao ministério que ele havia delegado a seu filho,  relevância que Jesus dá a palavra de Deus no desenrolar do seu ministério, mas o texto é bem incisivo em mostrar que Jesus, mesmo sendo o filho de Deus não quis começar seu ministério de forma individualista, mostrando uma auto independência, ou mesmo auto suficiente, mas mostra a todos nós importância da minha e da sua cooperação no reino de Deus, e como ele mostrou isso? Chamando pessoas, até desprezada por muitos na sua ou até pelos ofícios que exerciam, e esse chamado tão eficaz da parte do senhor, mostra nós alguns fatores, que o próprio senhor tem em mente quando vai chamar alguém para essa tão grande tarefa.
 A primeira coisa que quero destacar é que o chamado do senhor não envolve acepção de pessoas V.18.
O texto inspirado fala que os homens que Jesus chamou eram pescadores, quatro ou talvez até sete dos discípulos de Jesus eram pescadores, mas aqui surge uma pergunta por que Jesus chamou tanto pescadores? Em primeiro lugar eles eram homens ativos; não costumavam fica o dia inteiro ociosos, quando não estavam no barco, passavam boa parte do tempo selecionando o que havia pescado preparando se para pescaria seguinte ou fazendo a manutenção do seu equipamento. O senhor precisava de pessoas ativas, que não tivessem medo de trabalhar. Em segundo lugar por que era corajosos e pacientes. Sem dúvida é necessário paciência para levar as pessoas a cristo; em terceiro lugar, eram homens habilidosos e aprender com outros os melhores lugares para encontrar peixes e a melhor maneira de pesca- los; mas observe que Jesus ia fazer uma mudança radical na vida daqueles homens, iam arrancá-los  do que eles mais gostavam e transferi-los para um outro estremo de suas vidas, sairiam do seu habitat natural de pescador, e iriam atrás de outros tipos de peixes de uma importância e qualidade mais excelente, o V.19, mostra isso observe a expressão de Jesus ,
“ vinde a após mim e eu vos farei pescadores de homens a expressão, “pescadores de homens” não era nova. Há séculos filósofos gregos e romanos usavam-na para descrever o trabalho daqueles que procuravam ensinar e persuadir outros.[1]

Aplicação: o reino de Deus é dessa forma, Deus pega as coisas que não são e faz torná-las em algo útil para o seu reino, a bíblia diz e Paulo escreveu, Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para envergonhar os sábios e escolheu  coisas fracas deste mundo para envergonhar as fortes. Nesta ocasião o senhor está a te chamar, não diga que você não pode, assim como Jesus usou pescadores homens de profissão talvez não bem vista por muitos da sua época, ele que te levantar hoje. “Moises foi cair nesta síndrome da rejeição de não querer ouvir ao senhor, colocando sempre desculpas, dizendo senhor “eu não sou ninguém” “quem sou eu” “eu não sei o teu nome” em outras palavras eu não tenho credenciais que me aprovarão diante do povo hebreu”  “os anciãos não crerão em mim”não sou um orador eloqüente” a quinta objeção de Moises foi, “ qualquer outra pessoa pode ser melhor do eu” talvez você esteja se dirigindo a Deus dessa forma, mas a palavra do Senhor para você é esta, eu não desisto de vocês jamais. Como disse Revendo “Hamilton Medeiros”. “uma das características de um verdadeiro chamado é a relutância em aceita-lo “Deus não desiste daqueles que chamou” e nesta ocasião ele está a te chamar para a grade tarefa da ultima hora. Ganhar vidas para o seu reino.

Em segundo lugar o chamado do                  Senhor envolve renúncia VV.19-22.

O texto inspirado é bem claro em dizer que eles deixaram imediatamente seus ofícios de pescadores e seguiram Jesus. Isso fala
De renúncia, tiveram que deixar seus familiares por um espaço de tempo e dedicar-se agora ao chamado do mestre, aqueles homens que pertenciam às camadas mais pobres e humildes da sociedade, agora tinham sidos convocados a realizar algo extraordinário  para o reino de Deus, mas dependia de algo que muitos hoje não quer colocar em prática, chama-se renúncia, muitos as vezes não que deixar o conforto da sua casa, do seu trabalho, e as vezes até da sua família, para realizar algo  para Deus, mas esses homens nos servi como verdadeiro paradigma de renúncia, mostrando a nós que a obra que o Senhor nos confiou precisa ser feito com urgência, não é para manhã pois o destino do amanhã só pertence a Deus, o vocábulo de Deus é hoje, quem gosta do amanhã é faraó. O escritor Fritz Rienecker, comentando esse texto ele diz que dois dos discípulos  a saber  André e João  já eram discípulos de João Batista, haviam conhecido o Senhor, mas não estavam definitivamente com ele, mas agora o senhor os envia com ordem de renuncia[2]. O Senhor deu uma ordem e eles agora estavam dispostos a obedecerem.
Aplicação: assim como esses homens deixaram tudo para seguir o mestre na sua tarefa evangelística, não temos que hesitar a esse chamado tão eficaz do Senhor para nossas vidas, faça uma analise na sua vida veja o que está impedindo você de fazer algo para o Deus, veja o que você precisa renunciar, não priorize as coisas secundarias.
Como já dizia o grande escritor inglês C.S. Lewis priorize as coisas prioritárias, que as secundárias também virão, priorize as secundárias que de desaparecerão tanto as prioritárias quanto as secundárias”.

    
            Em terceiro lugar o chamado do Senhor está relacionado com a fidelidade a pregação do evangelho V.23.
O texto mostra que Jesus percorria toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino. Com isso é nos mostrado que os discípulos tinham que fazer o mesmo, hoje estamos vivendo uma crise de pessoas , lideres, pastores que não anunciam mais a palavra de Deus, eles anunciam tudo menos a palavra do Senhor., muitos estão atrás das últimas novidades do mercado da fé, para muitos o evangelho virou uma mercadoria e os cristãos os consumidores , são poucos os pregadores que tem compromisso com a palavra do senhor, e essa crise é muito séria.
O apóstolo Paulo é um paradigma para todos nós no seu ministério no que trata na pregação do evangelho, no livro de atos ele mostra isso para nós. Veja o que diz o texto 20.21,25,27, Paulo pregava para multidões, mas ele também pregava de casa em casa, v.21, fala tanto a gregos e judeus, no v. 27 ele fala que anunciou todo o desígnio de Deus , Paulo não pregava seus assuntos prediletos, não era aquele tipo de pregador que gostava só das guloseimas das escritura, era um homem capaz de pregar sobre o céu , mais também pregava o inferno, muitos hoje estão pregando só o que o povo que ouvir não o que precisa ouvir, e estão se capitulando a um pragmatismo religioso, pregam mensagens da última onda espiritual, pregadores que entram pelo caminho da novidade, e sempre vai ter que inventar outras novidades, porque novidade é como goma de mascar, perde o açúcar daqui a pouco está mascando borracha. Paulo usa quatro verbos nesses textos que lemos.
1) anunciar- 2) ensinar-3)testificar-4) pregar
A pregação precisa ser integra na sua transmissão ou pelo contrário será algo inútil, monótono, enfadonho. V.24, Paulo diz , porém em anda considero a vida precisa para mim mesmo, contanto que complete minha carreira e o ministério que recebi do senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus, existe três coisas neste versículo.
Primeiro fala de vocação, o ministério que recebi do Senhor Jesus...
Segundo fala de abnegação, nada considero minha vida preciosa para mim mesmo, (muitos entram no ministério sem motivações, faz do ministério um lucro, um mercado, projeção pessoal ,anda atrás dos holofotes)
Terceiro lugar ele fala de paixão, coloca em foco sua paixão em pregar o evangelho com poder, com unção e graça. Isso mostra o tanto que foi impactante o ministério de Paulo.
Em Atos 19.10, diz que todos da Ásia ouviram o evangelho
Em Atos 19.11-12, diz que Deus pelas mãos de Paulo fez milagres e prodígios
Em Atos19.17, diz que o nome de Jesus se tornou conhecido(nota.existe muitos pastores que ficam anos e anos em um lugar e seu ministério não causa impacto em ninguém,não faz o nome do Senhor se tornar conhecido),
Em Atos 19.18 mostra que ouve um reavivamento em Éfeso, as pessoas denunciava seus pecados publicamente.
Em atos 19.19, aconteci um rompimento com a prática ocultista
Matinho Lutero já dizia, sermão sem unção endurece o coração. Martyn Lloyd-jones, dizia que sermão é lógica em fogo.E.M.Boundes, dizia que homens mortos tiram de si sermões mortos, e sermões mortos matam[3], o mesmo E.M.Boundes, diz que os homens andam atrás de melhores métodos e Deus de melhores homens.
Aplicação: da mesma forma que o nosso Senhor saiu anunciando a evangelho do arrependimento, nós somos convocados a sair falando do amor do Senhor, assim como Paulo saia de casa em casa anunciando todo o desígnio de Deus temos que levar esta palavra, sermos como atalaias da última hora em um mundo perdido e imergido no pecado, na inversão dos valores morais e espirituais, precisamos mais do que nunca  pregar esta palavra como ela é, não misturas e nem para agradar as conveniências  os desejos de quem quer que seja,, prega a palavra com fidelidade, com temor e tremor então veremos o resultado de uma obra frutífera para o reino de Deus.
Em quarto e último lugar, o chamado do Senhor para fazermos a sua obra é marcado por sinais v.24.
Deus sempre se compraz em marcar a chamada de alguém com uma marca, quando Deus decidiu chamar Jacó teve que marcá-lo mudando seu nome  para Israel, quando Deus tirou Abrão do meio da idolatria  o marcou lhe fazendo uma promessa de uma grande nação e também mudando o seu nome para Abraão, pai de uma multidão, quando Deus decidiu chamar  José para ser rei do Egito, antes lhe deu um sonho como promessa, e depois cumpriu a sua promessa, quando Deus chamou o profeta Jeremias ainda na mais tenra idade e neófito no conhecer a Deus , lhe deu um sinal que lhe colocaria como cidades fortificadas, por coluna de ferro, por muros de bronze, o ministério de Jesus foi um ministério de sinais , e os seus seguidores tinham que desenvolver esse dom junto com o ministério da pregação, lá em Éfeso Deus fez coisas extraordinárias pelas mãos de Paulo, Filipe quando pregou em Samaria o texto inspirado diz, que as multidões se aglomeravam para ver os sinais que Deus fazia por meio dele, o apóstolo Pedro chegou na casa de um homem chamado Enéias  que era paralitico por oito anos e disse Jesus cristo te da saúde e homem recebeu a cura da parte do Senhor, o mesmo Pedro chegou  na cidade de jope e uma serva do Senhor chamada Dorcas havia falecido,  Pedro fez uma oração  e o senhor a ressuscitou.

Aplicação: Da mesma forma precisamos crês no poder que existe nesta palavra, poder para libertar os oprimidos do diabo, curar os enfermos, ressuscitar os mortos, fazer os paralíticos andarem, crer que está palavra tem poder de transformar o alcolotra, droga dita, homossexual, lésbica é somente com esta palavra que conseguiremos trazer mudança para família, para sociedade e para a nação.
Conclusão:da mesma forma queridos o Senhor que usar grandes e pequenos na sua obra, mas ele não aceita mais desculpas de ninguém ele aceita propósitos, comece agora mesmo a pedir ao Senhor um milagre na sua vida , na sua família, dizendo para ele que você está disposto a aceitar o seu chamado para ser pescadores de homens, de vidas que estão perecendo sem Deus , sem nenhuma certeza de vida eterna, que conhece a Jesus como único e suficiente  Senhor e sal

                      
                   Soli deo glória
Pb. Marcos de Sousa


[1] Comentário bíblico expositivo. Warren W. Wiersbe
[2] Comentário bíblico esperança, evangelho de Mateus, Fritz Rienecker
[3] Poder através da oração. E.M. Boundes

Um comentário:

  1. Amado pastor, a paz! Ficaria feliz e me sentiria honrado com a presença do sr. lá no meu blog: "Palavra a Sério- Escrituras www.palavraserio.blogspot.com

    Parabens pelo seu blog!

    ResponderExcluir