terça-feira, 13 de dezembro de 2011


O Convite de Cristo a Vigilância
Mateus 25:1-13
EXÓRDIO: Jesus sempre se utilizou das parábolas para ilustrar profundas verdades espirituais. O que é que o Senhor nos ensina com essa parábola? Ele quer por meio dela ilustrar e tornar evidente para nós que é imprescindível estarmos preparados, de prontidão. Preparação, vigilância, é a idéia predominante desta parábola. Todas as três parábolas, desse contexto, exemplificam a atitude de estarmos sempre alerta, de prontidão, preparados para vinda do Noivo. Jesus mostrou a parábola do servo vigilante e os servos  lerdo, na parábola dos talentos enfatizou também a mesma expressão, e nesta em apreço, vemos mais uma vez, Cristo reafirmando e despertando a sua igreja, quanto a diligencia de estarmos vigilantes. Há uma conexão entre a parábola das dez virgens e a dos talentos.As virgens esperavam o Senhor,  na parábola dos talentos, os servos trabalhavam esperando a volta do Senhor.A Primeira adverte-nos contra a negligenciar a vida espiritual, a segunda, contra a preguiça.A primeira avisa-nos que devemos guardar o coração com toda diligencia, a segunda que devemos colocar toda a nossa diligência no serviço ativo, do reino de Deus..A primeira trata da espiritualidade, a segunda do serviço.O texto diz que havia dez virgens, mas porque esse numero em especial?, Da mesma forma que numero sete entre os judeus denotava perfeição, dez era um numero que tornava uma coisa completa. Uma companhia era considerada completa se dez pessoas estivessem presentes. Ao consolar sua esposa estéril, Elcana disse: “ Não te sou eu melhor do dez filhos”? Havia uma antiga lei judaica segundo a qual em qualquer lugar em que houvesse dez Judeus podia-se construir uma sinagoga.Portanto dez é numero da plenitude.
Mas, fixemos a nossa atenção nesta parábola, e vejamos como Cristo nos alerta por meio dela:
I.Cristo nos alerta por meio das virgens que esperava-1-4
A parábola baseia-se no cortejo nupcial observado entre os judeus: O noivo acompanhado pelos amigos ia até a casa da noiva e trazia, com pompa e jubilo, ao seu próprio lar, ou a lugar especialmente preparado para a ocasião. A noiva fazia-se acompanhar por suas jovens amigas e companheiras, enquanto outras tantas [As virgens desta parábola] ajuntavam-se ao grupo nalgum ponto estratégico, entravam todos no salão da festa. Na parábola, dez dessas damas de honra aguardavam o cortejo no local do encontro.[1]
Elas possuíam duas características fundamentais:
1.      Possuíam lâmpadas e Azeite
As lâmpadas do cortejo das bodas eram tochas. Consistiam de uma vara com trapos encharcados de óleo no topo. Quando acesos esses queimavam com grande brilho, iluminando o cortejo festivo, em sua caminhada até à casa do noivo.Por, causa da brilhante chama ardente, a vasilha de cobre, que continha o óleo, logo se esvaziava.De quinze em quinze minutos os trapos deviam ser encharcados de óleo, para conservar a tocha ardendo[2]. Essas Lâmpadas eram necessárias nas ruas escuras e sombrias do oriente:
Nota: Martinho Lutero declarou que o azeite é símbolo do Espírito Santo[3]
Essas lâmpadas eram propriedade pessoal, peculiar de cada de cada virgem, e cada uma delas era responsável pela devida preparação de sua própria lamparina. Aquelas lâmpadas significavam orientação, direção correta, alvo desejado, pois mostravam o caminho para a casa do noivo no meio das densas trevas da noite.
 A igreja de Jesus Cristo, também tem sua lamparina divina, tem a sua bússola celestial, para nos guiar com exatidão, com segurança no meio das trevas morais e espirituais das noites sombrias de um mundo sem Deus,  que está mergulhado em densas trevas.
 “O Salmista nos mostra a receita
“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos” ( Sl 119: 105).
A igreja de Cristo tem se tornado conhecida mais pelos escândalos, do que pela sua influencia, pela sua conduta, pelo seu caráter eclesiológico. Precisamos de uma geração de cristãos, sinceros, de caráter ilibado, que possua firmeza bíblica doutrinária, que tenha a bíblia como única regra de fé e prática, a bíblia é o farol de Deus na escuridão da história, ela é mapa que norteia o caminhante. Ela revela o coração amoroso de Deus, na bíblia o céus a terra se abraçam, O infinito toca o finito. O eterno invade o temporal. O divino e o humano se encontram.Então tome essa palavra como luz, como guia para sua vida. Deus seta procurando uma geração de o adorem em Espírito e em Verdade, e essa adoração é validada somente pela sua palavra. Cristãos que o adore pelo o que ele é, não pelo pode receber dele, pois a maior dádiva ele nos deu, que foi o seu Filho como sacrifício por nós no calvário.( Is 53.10). Precisamos ser conhecidos como o povo da palavra.
O Apóstolo Pedro atesta, ratifica essa verdade quando escreve:
“Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, fazeis bem ema tende-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, a te que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração” (2 Pe 1.19)
Jesus comparou a sua igreja como uma candeia que brilha
“Vós a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada cobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe a vossa luz dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus” ( Mt 5:14-16)
O conselho Paulino a igreja de Filipos foi:
“Para que torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo” ( Fp 2:15)
2. Cinco eram loucas e cinco prudentes
Mas vejamos o tinha em comum essa virgens:
Eram iguais em vários aspectos. Todas tencionavam encontrar o noivo e escoltá-lo ao lugar onde as festividades deveriam se realizar. Todas possuem Lâmpadas.Todas estão esperando o noivo chegar antes que cheguem o dia, mas nenhuma delas sabe a hora a que ele chegará.Todas esperam tomar parte na festa nupcial.Quando o noivo tarda todas as dez moças adormecem, e desse sono todas despertam.Mas, ainda que elas se identifiquem com essas semelhanças nos aspectos externos, o texto nos mostra uma dessemelhança ainda mais notável.
 Cinco são Loucas (Insensatas) consistia na ausência de preparo, não trazendo nenhum óleo em suas lâmpadas. Essa foi sua insensatez, elas possuíam Lâmpadas, mas não óleo. Era descuidadas, desatentas, míopes.São chamadas loucas porque não estavam preparadas para a vinda do noivo.São chamadas louco porque por que cuja vida religiosa era para agradar aos homens, não a Deus.São loucas porque não guardaram nada para o improviso.
Todas desejavam encontrar o noivo. As cinco prudentes, ao contrário estavam equipadas preparadas com um generoso suprimento de óleo.Elas, não estavam meio preparadas ou quase preparadas.Elas estavam plenamente preparadas.
Quais são as verdades subordinadas ensinas aqui?
Todos que professam crer em Jesus, pode se assemelhar em muitos desses aspectos, que as dez moças se assemelhavam, mas nem todos estão equipados, preparados, atentos com a vinda do noivo. Tem muito cristão brincando com o sagrado, hoje as pessoas acostumadas com o sagrado. Há uma banalização do sagrado. Há uma saturação, paganizarão das coisas de Deus. ( Os Filhos de Eli, eram filhos de sacerdotes, mas não estavam preparados para o santo oficio sacerdotal, brincavam com o sagrado.Hoje há crentes, que estão em amargura de espírito, no laço do passarinheiro, debaixo do opróbrio e vergonha porque brincaram com a graça de Deus, foram profanos e zombaram do pecado.A bíblia diz, que quem brinca com pecado é louco.( Pv 14.).Muitos estão sendo atraídos, embriagados,seduzidos pelas atrações e prazeres efêremos, desse mundo. Como Esaú vendem o seu direito de primogenitura por prato de lentilhas do pecado. Trocam a paz de uma consciência pura por um momento de prazer.Trocam a alegria da salvação por um minuto de pecado, as cinco insensatas trocaram pelo, despreparado, pela falta de vigilância, de sobriedade espiritual.A ausência de óleo revela uma ausência de salvação, de um cristianismo que professa tê-la sem na realidade possuir.Assim com essas virgens insensatas, tem muitos cristãos, que percebem que precisam de uma lâmpada e adquire uma e acendem, e declaram que pertencem ao ambiente de Cristo, ao corpo de Cristo; mas na realidade não tem a fonte de Cristo dentro de si, vive um cristianismo de aparecia,de mascaras, com os rostos pintados pelos cosméticos de uma falsa religiosidade, fabricada na religião do egoísmo, da auto-suficiência, da falta de dependência de Deus, e como as virgens loucas acham, eu não precisam se preparar para encontrar o noivo.
Na parábola do servo bom e mau ele nos alerta:
Bem aventurado aquele servo a quem seu Senhor quando vier acha servindo assim” ( Mt 24.46)
Estejamos atentos que o noivo está voltando, e somente quem estiver com as lamparinas de sua vida espiritual acesas, é que estará apto a se encontrar com ele.
II. Cristo, nos alerta por meio da demora do Noivo- v. 5
            O texto afirma que todas as dez moças adormeceram, elas descuidaram e se esqueceram do que estavam esperando..As virgens prudentes deixaram as suas Lâmpadas ardendo, mas não ficaram acordadas.O texto mostra que primeiro elas cochilaram e depois adormeceram.As prudentes dormiram, estavam preparadas, as loucas dormiram, mas sem nenhum preparo, estavam esperando o noivo e achando que estavam preparadas, aptas para entrar na festa.
            Essa a realidade do cristianismo atual, de um evangelho que é fabricado pelo homem que mostra uma meia verdade as pessoas, pregam que devemos amar a Jesus, servi-lo, e obedecê-lo, mas no fundo praticam totalmente ao contrario, é um verdadeiro teísmo pratico, pregam que Deus existe, mas vive como se ele não existisse. É um verdadeiro cristianismo sem referencial cristo-cêntrico, que prega um evangelho sem cruz, sem cristo, sem a bíblia.Gerando assim muitos cristãos, semelhante a essas virgens loucos, estavam no meio das prudentes, mas não tinham consciências do era servir ao noivo,de está preparadas  e equipadas para servir ao noivo, queriam conduzir o seu encontro e sua vida de acordo com as sua conveniências. Nossa bussola que nos orienta como já disse é a palavra de Deus, ela nos equipa, prepara, habilita, a chegarmos até o noivo.

III. Cristo, nos alerta por meio do despreparo das virgens 6-10
         As virgens todas se levantaram quando ouviu que o noivo estava vindo, cortaram a parte queimada dos pavios, se coloca na posição adequada para esperar.
            Mas, as insensatas descobrem que estavam despreparadas v.8.
Suas lâmpadas estavam se apagando;
elas precisavam de azeite para as sua lâmpadas quando saíssem;
faz um clamor as prudentes v.8
na esfera da graça, nenhum cristão verdadeiro pode dividir a sua salvação, com outro.Cada um tem que ir no supermercado de Deus e comprar, sem dinheiro e sem preço, o azeite de que precisa.Ninguém entra no céu por procuração, nem por atacado, porque nasceu em família cristã, porque simplesmente é aluno da  escola dominical, se batizou, ler a bíblia, professam a fé.É necessário está preparado, tem que ter nascido de novo, de cima, do alto, de Deus.E, isso na se restringe em nascer em uma família cristã, e participar de rituais religiosos, quando o esposo vier, ele vem busca um povo salvo, preparado, zeloso e boas obras.
IV. Cristo, nos alerta por meio da entrada e da exclusão no seu reino 11-13
As virgens loucas foram desconhecidas por cristo,
Estavam entre as salvas, não eram salvas,estavam entre os que criam em Cristo, mas elas mesmas não criam.Viviam um cristianismo de aparência diante do homens, eram como a igreja de Sardes tinha tinham nome de vive, mas estava morta diante de Deus ( Ap 3.10).Tinham performance diante dos homens, mas desabilitada diante de Deus.Viviam um cristianismo desfigurado, viviam um verdade ultrajada, elas pisotearam os valores absulotos de Deus, e ouviram da parte do Senhor duas declarações soberanas:
 “não vos conheço”v.12 ( Mt 7.21-23a-Nunca vos conheci)
“A verdade é não as conheço ( NVI)
“Com certeza vos afirmo que não vos conheço ( NTKJ)
O Senhor conhece aqueles que são seus ( 2 Tm 2.19). Em virtude de sua graça soberana, o Senhor, desde a eternidade, os reconheceu como sendo seus.Esse será o ultimato de Cristo aqueles que brincaram com sagrado, e não levaram a sério a chamada de Cristo para sua vida.
Vigiai v.13
Conclusão: Será que estamos preparados para o encontro com o noivo? Sua vida é uma lâmpada que brilha alimentada pelo óleo, de Cristo que é o seu Espírito? Ou você tem vivido até hoje com essas cinco virgens insensatas, no meio do povo de Deus, cantando, levantando as mãos, mas na realidade está totalmente despreparado para encontrar com o noivo. Se você se encontra nessa situação, corra para pés do calvário,se arrependa, e volte ao primeiro amor, que somente Cristo pode dar.


Soli  Deo Gloria
Pb. Marcos de Sousa





[1] Comentario Bíblico, Mateus, Myer Pearlman, CPAD.
[2] As Parabolas de Jesus, Simon Kistemaker, Editora Cultura Cristã pg.134-135
[3] Todas as parábolas da bíblia, Herbert lockyer, Editora vida.Pg.275

Nenhum comentário:

Postar um comentário